Notícia sobre a Assembleia Geral Ordinária da IGREJA DO CULTO ECLÉTICO DA FLUENTE LUZ UNIVERSAL
Patrono SEBASTIÃO MOTA DE MELO.

ICEFLU

IGREJA DO CULTO ECLÉTICO DA FLUENTE LUZ UNIVERSAL

PATRONO SEBASTIÃO MOTA DE MELO

CNPJ 04.814.183/0001-30

Notícia sobre a Assembleia Geral Ordinária da IGREJA DO CULTO ECLÉTICO DA FLUENTE LUZ UNIVERSAL Patrono SEBASTIÃO MOTA DE MELO.

Às 18 h do dia quatorze de janeiro de 2018, reuniram-se em Assembleia Geral Ordinária, os membros associados da Igreja do Culto Eclético da Fluente Luz Universal, na Vila Céu do Mapiá, Floresta Nacional do Purus, Pauini, Amazonas, convocados com a seguinte pauta:

  1. Relatório da Diretoria

  2. Prestação de contas do exercício 2017,

  3. Fortalecimento institucional

  4. Assuntos gerais.

A mesa foi composta pelo Sr. Alfredo Gregório de Melo, Diretor Executivo da Igreja, que nomeou o Sr. Jaime Rogério Passos Sass, para secretariar a reunião. Foi dada a palavra para o Sr. Luís Fernando Barbosa Nobre, Tesoureiro da instituição, que apresentou um relatório sucinto das atividades da Diretoria durante 2017, dando ênfase à continuidade das visitações às Regionais nacionais e Internacionais, destacando-se a visita aos Estados Unidos, Canadá e Japão no primeiro semestre, a realização dos Encontros Europeu, das Igrejas Norte-Americanas filiadas em torno do Ceflurgem, e o Encontro dos Jovens na Regional SP, além de varias visitas e Feitios no curso do segundo semestre. Destacou a importância destas visitas como forma de fortalecimento de nossos vínculos institucionais e a convergência de motivações e projetos incluindo a Vila Céu do Mapiá. Destacou ainda que cada vez se faz mais presente, e demandante de especial atenção, o legado do Padrinho Sebastião Mota e seu convite para que as atividades da Igreja abranjam, além do respeitoso culto da Doutrina do Mestre Império Juramidam, suas orientações no sentido da dignificação da Natureza, do respeito ao próximo, expansão do projeto comunitário, e sua recomendação especial da preservação da Floresta Amazônica, sua população e cultura, sua flora e fauna. E para que isto seja feito de forma legítima já temos uma instituição sólida, madura e com sua documentação em dia. Destaca ainda que fomos o berçario de muitas instituições religiosas e Daimistas que atualmente já estão andando por seus próprios meios. Seguimos na linha da expansão e da união de todos que se sentem particípes desta missão. Respeitando o crescimento de todos mas buscando a participação de todos em um mesmo projeto, em uma mesma missão. O recadastramento que propomos agora vai englobar desde as comunidades interiorizadas na Floresta Amazonica até as mais distantes nesta grande globo terrestre.

O sr.Tesoureiro reforçou ainda a necessidade da continuação dos projetos de fortalecimento institucional com o recadastramento de toda a irmandade, atualizando-se todos os vínculos com os centros, Igrejas ou grupos, filiados ou parceiros, para assim podermos chegar diretamente na casa de cada um de nossos Fardados levando nossa mensagem de Fé, Firmeza e participação ativa em todos as nossas atividades, desde as religiosas até as que envolvem nosso vínculo a nível material, social e ecológico.

Padrinho Alfredo fez suas considerações destacando a busca da prosperidade através da afirmação de nossa religiosidade em todos os âmbitos de nossa existência, sobrevivência e convivência. A mensagem é esta e se todos olhamos a mesma Verdade todos estaremos irmanados e comprometidos nesta mesma missão.

A seguir, foi feita, pelo tesoureiro e o Javan Paiva Filho, assessor da Diretoria, com auxilio da projeção de slides, a apresentação de toda a movimentação financeira realizada no ano de 2017. Citando inicialmente as receitas associativas e a organização do funcionamento e relacionamento da Matriz com as filiais e seus associados. Ficou destacada a necessidade de maior investimento no relacionamento com as Igrejas e grupos nacionais cuja participação e números finais vem em preocupante declínio. Destaque para as Igrejas que mesmo já sendo auto-suficientes no Sacramento, foram ativas contribuintes. Igualmente, destaque para a ativa participação das Igrejas Européias e Norte-Americanas que atualmente aportam em torno dos 70% de nossos recursos associativos. Logo em seguida passaram a expor a relação de despesas e a sua identificação dentro dos setores da instituição, demonstrando em valores nominais e em percentuais, tais como feira comunitária, feitio do Sacramento do Santo Daime, construção, manutenção e zeladoria da igreja, assistência social e de saúde, praticamente utilizam em torno de 80% de nossas receitas, sendo nosso custo operacional . Após a leitura e esclarecimentos solicitados pela Assembléia inclusive membros do Conselho Fiscal, sendo valorizados os avanços no aperfeiçoamento da apresentação da gestão financeira da instituição, foi aprovada por unanimidade a prestação de contas do exercício 2017.

Diretor Executivo, comentou que a nossa receita ainda é insuficiente para atender a totalidade das demandas e necessidades da comunidade local, mas continuam os esforços de arrecadação e de mobilização de recursos financeiros, materiais e humanos para promover a melhoria social e ambiental de nossascomunidades, e a importância da Vila Ecológica Céu do Mapiá como centro Matriz deste movimento que segue em ativa expansão. O Diretor Executivo, salientou, ainda, a necessidade de fortalecer o investimento em plantios e zeladoria do cipó jagube, garantindo sua preservação e colheita para os anos vindouros. Para isto também destacou a necessidade de uma boa organização, uma organização inteligente que possa apresentar positivos resultados com uma prática salutar e respeitosa com as criações de DEUS. Em seguida, o Tesoureiro, fez uma breve exposição dos desafios que a gestão financeira tem superado, especialmente no fornecimento de um perfil institucional e contábil confiável e atualizado para garantir o contínuo fluxo de entradas das doações internacionais, no momento objeto de muitas travas por parte da Receita Federal. Também, foi comentado o início da implantação do sistema de cobrança através de boleto bancário das contribuições associativas em 3 Igrejas-piloto, conforme projeto que vinha sendo realizado pelo Sr.Mauro Farias. Neste momento, foi considerada a passagem do irmão e amigo Mauro, Diretor Secretário da Iceflu. Após várias intervenções e notas de pesar aos familiares, ficou esclarecido que a entidade seguirá dando assistência à família. Em seguida, por indicação, foi aclamado pela Assembléia o Sr.Vinicius Antonelli Baggi (Céu de Ribeirão Preto/SP) como novo Secretário da Iceflu dando continuidade ao cargo vacante. Foi citado o fortalecimento da participação da Regional São Paulo, tanto na organização da Regional em si, como na ativa participação nos projetos de consolidação do crescimento da Vila Céu do Mapiá e sua expressão como a celula mater de um projeto comunitário agro-florestal, buscando sua auto-sustentabilidade e afirmando sua florestania.

Outro tema abordado foi sobre a necessidade de promover um maior intercâmbio entre todo o quadro associativo, criando-se formas de divulgação e afirmação das boas notícias. Menção especial à iniciativa da realização, e seu pleno sucesso, do Encontros dos Jovens do Mapiá – Os Herdeitros do Padrinho, com especial agradecimento ao apoio da equipe do Amagaia, aqui presente, do ISA-Viçosa e sua Igreja local.

Ficou ainda registrado que estamos no aguardo da entrega dos planos definitivos para a reforma de nossa Igreja. A firma de engenharia Sobrosa está também fazendo os orçamentos e cronogramas para a realização de cada uma das etapas do projeto. Registrando-se, ainda, que até agora todos os cálculos, estudos e testes feitos aprovaram com louvores a infra-estrutura e estrutura já construídos. Aguardamos para breve a definição deste projeto com seu orçamento e cronograma de execução. Seguimos trabalhando com a projeção de termos pelo menos a cobertura realizada até o final deste corrente ano.

Sem outros adendos, foi dada por encerrada a Assembléia Ordinária e estas são minhas notas para a redação final da Ata. Obrigado por sua atenção!

Luis Fernando Nobre



 

© 2002-2018 INTI Todos os direitos reservados. Cessão de uso para Igreja do Culto Eclético da Fluente Luz Universal - Patrono Sebastião Mota de Melo